Tangerina Ponkan: Uma Alternativa Que Deu Certo

Fruta passa a ser fonte fundamental de renda de diversos agricultores. Há pouco mais de vinte anos, em meio ao declínio do abacate, alguns produtores da região serrana do estado do Espírito Santo investiram em uma fonte alternativa de renda no meio rural que, com o passar dos anos, tornou-se fundamental para o orçamento de diversos produtores que hoje são profissionais no cultivo da Tangerina Ponkán.
Com um mercado ainda restrito, alguns empreendedores rurais iniciaram no fim da década de 80, início dos 90 a implantação dos primeiros pomares de Tangerina Ponkan na região sul serrana do ES, com destaque para os municípios de Conceição do Castelo e Venda Nova do Imigrante. No início a comercialização era complexa, os preços eram baixos e a procura pelo produto era restrita.
Vinte anos mais tarde, os pequenos pomares cresceram (em tamanho e qualidade) e os até então pioneiros em Tangerina Ponkan na região serrana do ES tornaram-se “molas propulsoras” para o surgimento de um novo mercado no ramo do hortifruti, atingindo todo o mercado capixaba, a região sudeste e parte do nordeste brasileiro. Entre estes pioneiros, destacamos os produtores: Ademar Perim (Venda Nova); José Rubens Zandonadi (Venda Nova); José Admar Zanão (Conceição do Castelo); Marcos Melo (Conceição do Castelo), entre outros produtores que deram início ao hoje denominado “Pólo de Tangerina das Montanhas do Espírito Santo”.
O notório crescimento do mercado de Tangerina Ponkan no cenário estadual fez com que o governo do estado através de suas políticas para a agricultura (Novo Pedeag – Plano de Desenvolvimento da Agricultura) implantasse no estado, com sede no município de Conceição do Castelo o “Pólo de Tangerina das Montanhas do Espírito Santo”, um projeto que busca incentivar a cultura da Tangerina Ponkan, gerando divisas para o estado e proporcionando um comércio mais rentável ao empreendedor rural.
A safra 2010 da Tangerina Ponkan teve início na segunda quinzena de abril e vai se estender até o mês de agosto, prometendo ser o grande ano da fruta na região graças a quantidade dos frutos e a excelente expectativa de mercado interno e externo, que incentiva os produtores a possuírem uma escala de produção cada vez maior e melhor. Diante das dificuldades enfrentadas, a superação de barreiras e da incansável luta do homem do campo, a Tangerina Ponkan saltou do status de alternativa de renda para fonte fundamental de rendimento de diversos agricultores, atraindo cada vez mais novos interessados no cultivo da fruta cítrica de mesa, movimentando constantemente a economia na região.
Fonte de importantes vitaminas para o corpo humano, a Tangerina Ponkan é, também, fonte de renda para a região das montanhas do ES. Consuma mais tangerina!

Data de Publicação: quarta-feira, 12 de maio de 2010