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Educação Infantil

Informações 

As escolas de Educação Infantil desempenham um papel crucial no desenvolvimento global do indivíduo. O município de Conceição do Castelo atende atualmente a 295 crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses, em duas creches urbanas e uma rural, atende ainda 338 crianças de 4 a 5 anos em turmas de pré escola distribuídas pelo município.

Nessa primeira fase de escolarização destacam-se:

1. Estímulo do desenvolvimento cognitivo

Durante os primeiros anos de vida, o cérebro das crianças está em um processo acelerado de desenvolvimento. A Educação Infantil oferece oportunidades para estimular o desenvolvimento cognitivo, como o raciocínio, a linguagem, a memória e as habilidades de resolução de problemas. Isso é feito de maneira lúdica, com brincadeiras, contação de histórias e jogos pensados para a faixa etária dos pequenos.

2. Desenvolvimento emocional e social

A Educação Infantil proporciona um ambiente estruturado no qual as crianças podem aprender a interagir, compartilhar, colaborar e se relacionar com seus colegas e professores. Ela promove o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais essenciais, como empatia, cooperação, autocontrole e resolução de conflitos.

3. Aquisição de habilidades motoras

Essa fase de aprendizado oferece oportunidades para o desenvolvimento de habilidades motoras finas e grossas, como a destreza manual, psicomotricidade e a coordenação motora geral. Essas habilidades são fundamentais para o crescimento físico e para a realização de atividades diárias.

4. Estímulo à criatividade e expressão

Através de atividades artísticas, musicais e de jogos livres, a Educação Infantil promove a expressão criativa das crianças. Isso estimula a imaginação, a autoexpressão e o desenvolvimento da personalidade.

5. Acolhimento para o período de transição (Família x Escola de educação infantil x Ensino fundamental)

A educação infantil acolhe e prepara as crianças para a transição (Família x Escola de educação infantil x Ensino fundamental), fornecendo uma base sólida de conhecimento, habilidades e competências necessárias para o sucesso acadêmico futuro.

Isso inclui:

·desenvolvimento da linguagem (incluindo até mesmo contato com línguas estrangeiras, como o inglês nas turmas de Pré escola);

·habilidades matemáticas básicas;

·pensamento crítico;

·capacidade de aprendizagem.

6. Estabelecimento de hábitos saudáveis

A Educação Infantil promove a adoção de hábitos saudáveis, como a higiene pessoal, a alimentação balanceada, a atividade física e o sono adequado por meio de rotinas específicas para os pequenos. Esses hábitos são essenciais para a saúde e o bem-estar geral das crianças, além de contribuir para uma postura responsável a longo prazo.

 


 

Ensino Fundamental

Informações 

Atualmente atendemos 868 alunos, em 07 escolas municipais.

A educação deve sempre estar voltada à construção significativa dos conhecimentos necessários para uma cidadania completa, como também deve abranger uma tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento que melhor se adapte.

Os objetivos se baseiam numa formação geral comum a todos garantindo o desenvolvimento de suas aptidões, capacidade de raciocínio, espírito crítico, criatividade, sentido moral e sensibilidade estética. Deve se assegurar o saber e o saber fazer, a teoria e a vivência, o desenvolvimento físico, motor e artístico, atitudes visando à formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na sociedade.

Os objetivos do Ensino Fundamental são:
•    desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
•    a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
•    fortalecer os vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
•    compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais;
•    posicionar-se de maneira crítica, ética, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
•    conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais a fim de construir a noção de identidade nacional e pessoal;
•    conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações;
•    perceber-se integrante, dependente e agente transformador na preservação e no cuidado do meio ambiente;
•    desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de interrrelação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
•    conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida pessoal e coletiva;
•    utilizar diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica, corporal – como meio para expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções da cultura.

 


 

Educação Especial

Informações 

O direito à educação inclusiva tem avançado de forma significativa no Brasil, especialmente a partir da Constituição Federal de 1988, que consolidou a educação como direito de todos e dever do Estado, assegurando o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. Esse marco legal abriu caminhos para a construção de políticas públicas voltadas à equidade e à valorização da diversidade.

Em 2008, a publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) fortaleceu esse compromisso ao propor a transformação do sistema educacional em um sistema inclusivo, orientado por princípios de respeito à diferença, eliminação de barreiras e garantia do acesso, da participação e da aprendizagem de todos os estudantes, independentemente de suas especificidades.

No âmbito da Secretaria Municipal de Educação, a Educação Especial é organizada de forma a garantir suporte pedagógico, acessibilidade e atendimento educacional especializado ao público dessa modalidade, buscando desenvolver habilidades funcionais, cognitivas e sociais que favoreçam a autonomia e a participação dos estudantes no cotidiano escolar.

Alinhada a diretrizes legais, como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), a Educação Especial do município objetiva:

ü Promover o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes público da Educação Especial em classes comuns do ensino regular;

ü Eliminar barreiras físicas, atitudinais, pedagógicas e comunicacionais que dificultem o processo de escolarização dos estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou Altas Habilidades/Superdotação;

ü Garantir o Atendimento Educacional Especializado (AEE), de forma complementar ou suplementar à escolarização, articulado ao currículo comum;

ü Desenvolver práticas pedagógicas inclusivas que considerem as necessidades individuais dos estudantes e favoreçam a aprendizagem de todos;

ü Valorizar a diversidade humana como princípio educativo, combatendo o preconceito e a discriminação;

ü Assegurar a acessibilização de materiais, recursos e tecnologias assistivas, promovendo a autonomia e a independência dos estudantes.

A inclusão escolar é um processo contínuo, coletivo e construído com responsabilidade. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Castelo reafirma seu compromisso com uma educação pública, democrática, inclusiva e de qualidade, que reconhece o potencial de cada estudante e promove o respeito à diversidade como base para uma sociedade mais justa e solidária.

 

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: maio de 2025.

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