CONCEIÇÃO DO CASTELO RECEBEU O SELO OURO DE QUALIDADE EM TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA EM 2023
quinta-feira, 07 de dezembro de 2023

No dia 06/12/2023, o município de Conceição do Castelo recebeu o Selo Ouro de Qualidade em Transparência e Governança Pública em 2023!

O Selo de Qualidade em Transparência é uma iniciativa do Espírito Santo em Ação em parceria com a Transparência Capixaba e busca reconhecer publicamente os municípios que, na visão da sociedade, se destacaram nos índices de transparência e governança no Estado.

A obtenção do Selo Ouro pelo município é resultado do atendimento dos seguintes critérios:

I) Assinatura do Termo de Compromisso em Transparência e Governança Pública pelo Prefeito, Christiano Spadetto;
II) Pontuação de 90 pontos, ou superior, no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2023;
III) Atendimento de 15 itens imprescindíveis, pelo menos 15 itens altamente recomendados e 2 recomendados dos itens avaliados especificamente para este reconhecimento, conforme regulamento.

Conforme já divulgado no dia 12/09/2023, Conceição Do Castelo recebeu as notas finais de 91,27 pontos na Dimensão Geral, e 76,77 pontos na Dimensão Saúde, o que possibilitou que o município recebesse o Selo Ouro.

O município recebeu o Certificado, em reconhecimento da sociedade civil organizada aos padrões de transparência e governança pública:

O município recebeu o Certificado e o selo em uma reunião online, em que participaram o Prefeito, Christiano Spadetto, a Auditora Interna, Bárbara Ayres Fernandes Fonseca, o Controlador Interno, Clécio Eduardo Viana e o estagiário Vinícius Rodrigues, em reconhecimento da sociedade civil organizada aos padrões de transparência e governança pública!

Para o Prefeito, Christiano Spadetto: “Receber o selo ouro demonstra que Conceição do Castelo está buscando o crescimento em diversas áreas, principalmente através da transparência que é um dos preceitos constitucionais. A governança pública, também, deve ser destacada e aqui parabenizo meus amigos Secretários e todos os servidores públicos, já que cada um é responsável por gerir suas secretarias e setores, seguindo sempre a transparência em todos os trabalhos realizados! Em especial, agradeço aos meus parceiros Clécio e Bárbara pela eficiência frente à Unidade Central de Controle Interno.”

Para a Auditora Interna, Bárbara Ayres Fernandes Fonseca: “enquanto servidora que atua na defesa da boa gestão dos recursos públicos, celebro o resultado obtido pelo município de Conceição do Castelo. Especialmente pelo fato de que a Transparência Capixaba possui como principais objetivos: a defesa do controle social, a transparência pública e o estímulo ao combate à corrupção. Tais iniciativas são de suam importância para que se reestabeleça a seriedade e o compromisso na utilização do dinheiro público, bem como, a ética na administração pública. Desejo que a cada ano tal conquista ultrapasse as salas dos Controles Internos Municipais e não seja somente na busca de selo, de modo que os gestores de todos os municípios verdadeiramente assumam o compromisso com a transparência na aplicação dos recursos públicos.”

Para o Controlador Interno, Clécio Eduardo Viana: “A conquista de hoje é resultado de uma busca por uma gestão pública mais próxima da sociedade, que não é possível sem a transparência dos atos públicos. Nosso compromisso é aprimorar cada dia mais essa ferramenta de controle social, é levar a cada cidadão informações relevantes onde ele estiver, principalmente, porque vivemos num mundo quase que totalmente virtual.”

Abaixo segue o ranking dos municípios por categoria:

Parabéns, Conceição do Castelo!!!

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES

Horário de Funcionamento: