Formação continuada beneficia professores alfabetizadores

Educadores dos anos inicias do ensino fundamental da rede pública inscritos na formação continuada de Professores Alfabetizadores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), iniciaram suas atividades nesta segunda quinzena de fevereiro. As formações ocorrerão fora do horário de trabalho, nos municípios onde os professores atuam. Os cursistas serão beneficiados com uma bolsa de estudo, oferecida pelo Ministério da Educação (MEC). Durante a formação, que seguirá até novembro deste ano, os professores alfabetizadores, regentes de classe de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental ou de classes multisseriadas e das escolas do campo, irão participar de diversas atividades teóricas e práticas que envolvem o processo de alfabetização. O objetivo será levar à reflexão o papel do professor alfabetizador no mundo educativo atual e, assim, desenvolver práticas alfabetizadoras que assegurem oportunidades de crescimento a todos e autonomia no exercício das práticas que cultivam os cidadãos participativos na sociedade. Para isso, a formação continuada presencial terá duração de dois anos e carga horária de 120 horas anuais. Neste ano, a ênfase será em Língua Portuguesa, mas serão trabalhados outros conhecimentos pertinentes ao currículo. Para tanto, no decorrer da formação, Professores Alfabetizadores serão beneficiados com uma bolsa mensal de R$ 200,00, oferecida pelo MEC. Segundo a coordenadora estadual do PNAIC e atuante na Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Eunice Negris Lima, “a proposta é que o professor avalie seus conhecimentos e as formas de ensinar e de aprender assumidas e implementadas na sala de aula considerando as necessidades de aprendizagem das crianças e que se efetive a melhoria na qualidade do ensino no Espírito Santo, por meio de mediação qualificada”. Material PNAIC Os cursistas irão conhecer alguns recursos didáticos que podem ser utilizados em salas de aula como: livros didáticos, jogos pedagógicos e literatura infantil. Ao todo são oito cadernos para formação dos professores e mais oito unidades voltadas para cada um dos três anos do ciclo de alfabetização. A formação também inclui conteúdos voltados para a educação especial e multisseriada, muito presente nas escolas rurais, onde na mesma sala existem alunos de diferentes níveis, como explica a coordenadora estadual do PNAIC e atuante na Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Eunice Negris Lima. “Os estudos propiciam formar o aluno que saiba ler com autonomia e produzir textos significativos. Portanto, o material não propõe um método a ser seguido em sala de aula, mas uma reflexão a ser feita sobre a função social de ler e escrever”, finalizou. O Pacto é uma ação do MEC direcionada a todos os municípios brasileiros, sendo um compromisso formal assumido pelos governos federal, estaduais e municipais, a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em 2014, a segunda etapa de formação para Professor Orientador de Estudo e para Professores Alfabetizadores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), terá ênfase em Matemática.

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9881-9279

Data de Publicação: quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013