Prefeitura inicia obras de limpeza e terraplanagem do local para a construção da Academia Popular

A Prefeitura Municipal de Conceição do Castelo iniciou as obras de limpeza e terraplanagem do local para a construção da Academia da Saúde do município. Localizada na Av. Beira Rio, Bairro Centro (próximo UMEI Braz Lacerda Amigo – Jardim de Infância). Academia contará com um investimento de cerca de 206.678,78 mil reais, conseguidos através do convênio da Prefeitura Municipal e o Ministério da Saúde. O Programa Academia da Saúde tem como objetivo principal contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis. Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários. Objetivos do Projeto Academia da Saúde: I - ampliar o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde; II - fortalecer a promoção da saúde como estratégia de produção de saúde; III - potencializar as ações nos âmbitos da Atenção Primária em Saúde (APS), da Vigilância em Saúde (VS) e da Promoção da Saúde (PS); IV - promover a integração multiprofissional na construção e execução das ações; V - promover a convergência de projetos ou programas nos âmbitos da saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer; VI - ampliar a autonomia dos indivíduos sobre as escolhas de modos de vida mais saudáveis; VII- aumentar o nível de atividade física da população; VIII - estimular hábitos alimentares saudáveis; IX - promover mobilização comunitária com a constituição de redes sociais de apoio e ambientes de convivência e solidariedade; X - potencializar as manifestações culturais locais e o conhecimento popular na construção de alternativas individuais e coletivas que favoreçam a promoção da saúde; e XI - contribuir para ampliação e valorização da utilização dos espaços públicos de lazer, como proposta de inclusão social, enfrentamento das violências e melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população.

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9881-9279

Data de Publicação: sexta-feira, 08 de março de 2013