Incaper promoveu curso de doma racional para agricultores de Conceição do Castelo

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoveu o curso doma racional, entre os dias 04 e 08 de março na Comunidade do Angá: Trabalhador na Equideocultura - Doma Racional. A capacitação consiste em treinar o operário do campo a manejar cavalos e seus híbridos sem utilizar a força bruta, melhorando o tratamento e o relacionamento homem-cavalo, para que o agricultor possa adquirir resultados positivos no desempenho das atividades pecuárias. De acordo com o extensionista do Incaper de Conceição do Castelo, Adilar Viana, o município tem um grande número de pessoas que utilizam animais, cavalos, éguas e muares tanto para trabalho quanto para momentos de lazer. Muitas vezes esses animais são tratados com violência quando domados, pensando em melhorar essa relação, o Incaper buscou um profissional que pudesse oferecer um curso de doma racional na localidade. O curso foi ministrado por Altamiro de Oliveira, que utilizou a técnica conhecida como doma racional com desbloqueio. Participaram da capacitação 18 produtores rurais da comunidade, que levaram seu próprio animal Iniciaram com a escovação, cabresteamento, charreteamento e desbloqueio de algum medo ou trauma sofrido pelo animal. Eles também aprenderam a utilização correto de equipamentos como: bridão, sela, manta, cabresto, cabeçada e rédeas. O que é a doma racional? A doma, historicamente, sempre foi um processo de dominação e submissão do animal às vontades do homem. Era um processo, muitas vezes, cruel para o animal, que sofria muitas e dolorosas punições. Atualmente o que mais se usa é um método que consiste em ganhar a confiança do animal, ao invés de dominá-lo pelo terror. Este processo, adotado no mundo inteiro é conhecido como doma moderna ou, principalmente, doma racional. *Fonte: http://radiofmz.com.br/website/site/Noticia.aspx?id=8452 *Texto baseado no original e escrito por: Edimara Garbelotto (edimara@radiofmz.com.br)

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9881-9279

Data de Publicação: quinta-feira, 21 de março de 2013