UMEI Hans Ludovic Lorentzen promoveu apresentações no dia do livro e do índio

A UMEI Hans Ludovic Lorentzen promoveu neste mês de abril mais dois novos projetos um em comemoração ao dia do livro e o outro para o dia do índio. Os alunos participaram de apresentações, roda de leitura e brincadeiras educativas. O ato de ler proporciona a descoberta do mundo da leitura, um mundo totalmente novo e fascinante. Entretanto, a sua apresentação à criança deve ser feita de forma atrativa, estabelecendo uma visão prazerosa sobre a mesma, de modo que torne um hábito contínuo. A leitura desenvolve a capacidade intelectual do indivíduo devendo fazer parte de seu cotidiano e desenvolvendo a criatividade e a sua relação com o meio externo. A educação é um meio eficaz no desenvolvimento da cidadania, desperta o indivíduo para as reflexões sobre o seu meio, criando um sujeito ativo e participante dentre todas as relações por ele vivenciadas. A leitura, por sua vez, é o eixo central no desenvolvimento desse indivíduo, pois com sua prática adquirem-se novos conhecimentos e percebe-se o mundo ao seu redor. Para tanto, é necessário que as práticas pedagógicas satisfaçam as reais necessidades das crianças. Assim, a escola deve dar prioridade a atividades e projetos relacionados à leitura, de forma que esta proporcione o bom desempenho de atividades futuras em todas as áreas de conhecimento. Segundo a Diretora da UMEI Hans Ludovic Lorentzen Marcelene Belizário, “os conhecimentos pré-escolares são valorizados, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, pois a todo o momento a criança se depara com textos, imagens e ilustrações que colaboram na aprendizagem de nossos alunos. Entretanto, cabe a nos educadores planejar o desenvolvimento desse processo, criando situações e gerar incentivos para que a prática da leitura seja efetivada, formulando projetos que insira a criança em sua própria realidade, despertando o interesse e a curiosidade por tal prática”.

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9881-9279

Data de Publicação: segunda-feira, 22 de abril de 2013