IFES de Santa Teresa promove dia de campo de agroecologia em Conceição do Castelo

O Instituto Federal do Espírito Santo da cidade de Santa Teresa em parceira com a Prefeitura de Conceição do Castelo, Incaper e IEMA realizou no dia (06) de julho na propriedade do Sr. Eliomar Mareto visita técnica e dia de campo das práticas de manejo da propriedade rural e meio ambiente. O Dia de Campo teve como objetivo apresentar alternativas e promover a conscientização sobre o cultivo de orgânicos e preservar o meio ambiente com o manejo racional dos recursos naturais, mostrando aos alunos que é possível produzir alimentos de qualidade, contribuindo com a saúde dos produtores bem como a do público consumidor, mostrar também que é possível reaproveitar os resíduos gerados na propriedade melhorando as características do solo.
Saiba Mais A agroecologia enquanto ciência coincidiu com a maior preocupação pela preservação dos recursos naturais. Onde os critérios de sustentabilidade nortearam as discussões sobre uma agricultura sustentável, que garantisse a preservação do solo, dos recursos hídricos, da vida silvestre e dos ecossistemas naturais, e ao mesmo tempo assegurasse a segurança alimentar. A partir deste contexto os agrônomos passam a enxergar o valor da ecologia nos sistemas agrícolas, que o termo começa a ser mais explorado e a agroecologia trabalhada com mais afinco, pois passa a ser entendida como campo de produção científica e como ciência integradora, preocupada com a aplicação direta de seus princípios na agricultura, na organização social e no estabelecimento de novas formas de relação entre sociedade e natureza. Os alunos e professores do IFES participaram de palestras e de aula práticas da matéria de agroecologia, promovida pelo o Incaper e IEMA. Estiveram presentes no evento o Prefeito Municipal Saulo Belisario, Secretário Municipal de Agricultura e Meio ambiente Andreliano Márcio Mareto Fontan, Secretário Municipal de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social Jefferson Venturim Ayres, Incaper através de Sebastião Antônio Gomes, IEMA através de Dario Moreira, além de funcionários e outras autoridades locais. Confira aqui mais fotos do evento:

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel.: (28)3547 – 1101 / (28)9881-9279

Data de Publicação: terça-feira, 09 de julho de 2013