Secretaria Municipal de Educação promoveu o 3° Encontro da Formação Continuada em Educação Especial para rede municipal

No último sábado, dia 24 de agosto, aconteceu o terceiro encontro da Formação Continuada em Educação Especial para Professores, Pedagogos e Gestores oferecida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a APAE do Município. A primeira palestra, ministrada pela Profª Drª Denise Meyrelles de Jesus, professora do curso de Mestrado e Doutorado da UFES, abordou o tema “As implicações do Atendimento Educacional Especializado para os Sistemas de Ensino”, frisando a importância do diálogo entre o trabalho realizado no AEE com a prática pedagógica desenvolvida na sala de aula comum. O segundo momento foi ministrado pelo Prof. Dr. Alexandro Braga, que marcou presença na Formação pela segunda vez, e abordou o tema “Avaliação dos processos de ensino e aprendizagem escolar”. Alexandro enfocou o direito que o estudante tem em aprender e o professor o compromisso de criar relações entre esse sujeito e o conhecimento. Esclareceu que a avaliação não deve ter como alvo apenas o aluno, mas, todo o contexto em que está inserido, inclusive a prática pedagógica, uma vez que, se o aluno não for envolvido no conteúdo trabalhado, haverá a necessidade de avaliar também, a estratégia utilizada. Os dois momentos enriqueceram os conhecimentos dos profissionais da educação, levando-os a uma reflexão sobre a qualidade do ensino que se oferece aos alunos, com deficiência ou não, assim como, a relevância desses profissionais na vida do ser humano. O próximo encontro será no dia 21 de setembro e contará com a participação dos nossos Professores Especializados (Clemildes da Silva Bernardo, Raquel Stofel Degasperi Bortolini e Cláudio da Silva Cassandro) que farão uma abordagem sobre a importância da Tecnologia Assistiva para a aprendizagem do aluno com Deficiência, principalmente, a Deficiência Múltipla. E à tarde, a Professora Dranda Carly Cruz, que ministrará a Palestra “Altas Habilidades/Superdotação” dando ênfase à escolarização do sujeito com deficiência intelectual, TGD, surdez, cegueira, deficiência múltipla e altas habilidades/superdotação: implicações para a gestão pública de Educação Especial. Confira mais fotos do evento:

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: quinta-feira, 29 de agosto de 2013