SEMSA inicia Campanha Outubro Rosa 2013

Outubro Rosa 2013 Um toque pela vida Secretaria Municipal de Saúde dá início a campanha para conscientização das mulheres sobre a detecção precoce do câncer de mama no município. O Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate do câncer de mama. De acordo com dados mais recentes do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2010, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama. O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele. O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas. Iniciado na década de 90, nos Estados Unidos, vários Estados tinha ações isoladas de realizações de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro. Em 2008, o Outubro Rosa chegou ao Brasil por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.
Programação Outubro Rosa 2013
Data: 08/10/2013 • Coffee break, com palestra as 7:30horas na Unidade de Saúde Adila de Almeida tema: Autocuidado da Mulher. Publico Alvo: Mulheres independentes de faixa etária. • Caminhada para abertura do Outubro Rosa 2013 com panfletagem pelas ruas e bairros Horário de saída: 9horas Ponto Partida: Unidade Sanitária: Adila de Almeida Chegada: Praça Matriz, logo após os profissionais serão divididos por bairros para panfletar. Caminhada será composta por profissionais da SEMSA inclusive ESF e ACS e as mulheres participantes da palestra. *Educação em Saúde através de palestra dinâmica nas comunidades. Haverá diversas atividades educativas, como palestras dinâmicas, nas comunidades de acordo com cronograma das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Tema: DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DE MAMA • ESF MONFORTE; • ESF MATA FRIA; • ESF SANTO ANTONIO. Ação Pontual: *Mutirão para coleta de Exame Citopatológico Data: 18 de outubro de 2013 Local: Unidade de Saúde Adila de Almeida *Demanda livre No decorrer do mês serão ofertados 600 exames citopatológicos do colo do útero. INFORMAÇÔES TÉCNICAS: DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA *Método: Mamografia *População Alvo: Mulheres na faixa etária de 50 à 69 anos. *Periodicidade: Exame clínico das mamas anual, mamografia a cada dois anos. * Mulheres de 40 à 49 anos – Exame clinico das mamas anual (se exame for alterado, realizar mamografia.) N° de mulheres de 50 a 69 anos no município: 972 mulheres DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO *Método: Exame citopatológico do colo do útero. *População Alvo: Mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos. *Periodicidade: a cada três anos, após dois exames consecutivos com resultados normais, no intervalo. N° de mulheres de 25 a 64 anos no município: Convite: A Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Castelo convida: Mulheres de 25 a 64 anos que ainda não fez preventivo este ano para o DIA “D” EXAME PREVENTIVO em demanda livre. Não percam esta oportunidade!! Será na Unidade Sanitária Adila de Almeida no bairro Nicolau de Vargas dia 18-10- 2013 a partir de 8h. Obs. É necessário levar documentos pessoais, cartão do Posto e do SUS. Mais informações no tel. 3547-1368 nos postos de saúde ou com Agente de Saúde. Atenção para os cuidados anteriores procure um profissional para esclarecimentos. Convite:
A Secretaria Municipal de Saúde convida V.S.ª Mulher para participar de um café, onde serão tratados assuntos sobre “Autocuidado da Mulher” Data/horário: 08-10-2013 às 7:30h Local: Unidade Sanitária Adila de Almeida Outubro é o mês da luta contra o Câncer de Mama

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: quinta-feira, 03 de outubro de 2013