PROFESSORES COMPETENTES PREOCUPADOS COM A VIDA CIDADÃ ATRAVÉS DO PROGRAMA AGRINHO

O município de Conceição do Castelo, através da Secretaria Municipal de Educação, tem desenvolvido o programa AGRINHO  que é um Programa de Responsabilidade Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Espírito Santo – SENAR-ES/FAES, objetivando desenvolver ações educativas nas escolas, com ênfase em temas como Cidadania, Saúde, Preservação do Meio Ambiente e Educação para o Consumo Sustentável, colaborando para a formação de cidadãos idealistas, aliados e integrantes do empreendedorismo, com vistas a melhoria da qualidade de vida que traz como eixo norteador “Saber e Atuar para Melhorar o Mundo”.

Em 2019 o PROGRAMA AGRINHO está de parabéns, completa 15 anos em nosso estado com o tema “Inovação e Tecnologia em Defesa do Meio Ambiente”. Estamos muito lisonjeados em poder comemorar juntos essa data de um fato tão importante.

Através desse trabalho o município tem se destacado, tendo alunos, professores e coordenadora sendo premiados a cada ano. Os temas trabalhados valorizam o trabalho em equipe, de maneira crítica e cooperativa para a construção coletiva, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, por meio das quais os alunos compreendem os problemas emergentes das interações sociais entre os seres humanos e o mundo, promove uma verdadeira atuação cidadã, ressaltando os direitos e os compromissos de cada um. Recriam os saberes mediadores   na reflexão sobre o mundo, as transformações socioculturais e socioambientais e suas influências na recriação da subjetividade humana e na sustentabilidade.

Sendo a escola um excelente cenário para educar os alunos a ser cidadãos de fato, criando uma nova mentalidade, vimos aí uma excelente oportunidade para “despertar" nos alunos, o sentimento de cidadania, de vida planetária sustentável, do exercício do direito de ir e vir, transitar com segurança, podendo interferir nos rumos de sua comunidade e da sociedade para melhorar a qualidade de vida.

Vimos uma oportunidade de unir forças, intervir na dura realidade e transformá-la em prol do bem comum, visando o bem-estar de todos, pois sabemos que a consciência cidadã é um dos caminhos para construirmos um mundo melhor.

Desde 2007 estamos sendo reconhecidos através das premiações no programa, quando os alunos Carlos Henrique Rodrigues Barroso e Luan Dável de Oliveira, bem como as professoras Beatriz Driusso e Clemildes da Silva Bernardo nos honraram com seus brilhantes trabalhos sendo premiados.

Em 2008 foi a vez das alunas Ester de Mello Azevedo e Maraiza Pimenta da Silva e as professoras Patrícia Leitão e Isabel Neide de Oliveira Ferreira que desenvolveram o tema “Ética e Cidadania” e obtiveram em seus trabalhos um reconhecimento a nível estadual.

Em 2017, a coordenadora do Agrinho, Silvana Martins de Carvalho e as alunas Camila Davel Bonicenha, Viviane Fazolo Torrente, Auriene de Lima Buzato e Joice Aparecida da Silva fizeram os “olhos da Educação” brilhar novamente em premiações no Programa Agrinho.

Em 2018, Conceição do Castelo foi destaque, conquistando o primeiro lugar em relato de experiência com o projeto desenvolvido na turma da professora Maria de Luldes Davila Ferreira Virginio, pela segunda vez consecutiva foi premiada pelo seu excelente trabalho na coordenação do Agrinho a pedagoga Silvana Martins de Carvalho, e ainda foram destaque os alunos Felipe da Rocha Zanon e Mariane Moranguanhe que deram show em seus trabalhos.

Em 2019 tivemos uma adesão de 100% das escolas do município público alvo do Programa. Todos os diretores e pedagogos da rede participaram da formação oferecida pelo SENAR e contribuíram auxiliando os 35 professores participantes, trabalhando com um total de 442 alunos participantes no município.

Parabenizamos a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo – FAES, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Espírito Santo – SENAR-ES e todos os envolvidos na organização desse programa exemplar.

Que continuemos nessa caminhada, buscando saber e atuar para mudar o mundo.

Maria de Luldes Davila Ferreira Virginio - Coordenação Municipal do Agrinho 2019

Data de Publicação: segunda-feira, 16 de setembro de 2019