FORMAÇÃO TÉCNICA PARA USO DA PLATAFORMA BUSCA ATIVA ESCOLAR

No último dia 03, a Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo - SEDU, por meio da Coordenação Estadual do Programa Todos na Escola, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Espírito Santo (UNDIME - ES) e a equipe do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) proporcionou uma Formação Técnica para o uso da Plataforma Busca Ativa Escolar na localidade de Cachoeiro de Itapemirim.

A formação contou com a participação dos municípios de Alegre, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta e Conceição do Castelo representado por Maria Angélica Cassaro Bonicenha,  Supervisora Institucional do Programa Busca Ativa Escolar.

A Busca Ativa Escolar em nosso município reúne representantes de diferentes áreas como Educação, Conselho Tutelar, Saúde, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, dentre outros atores do Sistema de Garantia de Direitos. Cada entidade e profissional possui uma função específica, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono/evasão escolar, até a tomada de atitudes necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.

Crianças e adolescentes, segundo a legislação vigente em todo o país, na idade de 04 a 17 anos e 11 meses, precisam obrigatoriamente estar presentes na escola. Por isso, a comunidade em geral precisa ser sensibilizada de que nenhuma criança e adolescente pode estar fora da escola, desnaturalizando essa violação de direitos. Dessa maneira, é de suma importância que a Estratégia Busca Ativa Escolar seja divulgada, tornando a sociedade uma aliada e parceira desta ação.

Outras informações sobre a Busca Ativa Escolar podem ser encontradas de segunda a sexta-feira, das 08 às 11:30 minutos e de 13 às 15:30 minutos, na Secretária Municipal de Educação ou através dos contatos listados abaixo.

E-mail corporativo
educacao@conceicaodocastelo.es.gov.br

“Fazer com que cada criança esteja na escola é um dever social de cada cidadão e deve ser também um esforço coletivo. ”

Data de Publicação: sexta-feira, 13 de maio de 2022