SAIBA MAIS SOBRE ACESSIBILIDADE URBANA

O termo acessibilidade significa “ter acesso”. Ele se refere à inclusão de pessoas com algum tipo de dificuldade motora ou deficiência nos espaços urbanos. Seu principal objetivo é garantir às pessoas o direito de ir e vir sem a interferência de barreiras que as impedem de conviver ou circular livremente. A acessibilidade visa adequar a construção a todos os tipos de necessidades que possam surgir na sociedade.

Desenvolver ambiente acessível representa proporcionar uma condição de mobilidade sem barreiras arquitetônicas e urbanísticas nas cidades. Um espaço construído sem barreiras oferece oportunidades iguais a todos. Geralmente, as cidades são construídas sem pensar nas necessidades especificas de cada habitante da cidade. A dificuldade de acesso não determina somente ao usuário de cadeiras de rodas, podem possuir dificuldade as pessoas com mobilidade reduzida, ou seja, pessoas de idade, gravidez, pessoas com deficiência auditiva ou visual, até mesmo pessoas que sofreram algum acidente e ficaram temporariamente com dificuldade de se locomover.

Enquanto administração pública, contamos com a colaboração de todos os munícipes para que possamos realizar adequações nas calçadas de nosso município.

O Departamento de Fiscalização de Obras e Serviços Urbanos, por meio da fiscal do Setor, Rosália Vargas, está à disposição para mais esclarecimentos, oferecendo o suporte necessário dentro de suas atribuições.

Mais informações, dúvidas e suporte técnico para serviços em obras no município, falar com Departamento de Fiscalização de Obras pelo telefone (28) 3547-1404.

Data de Publicação: terça-feira, 02 de agosto de 2022