Dia Nacional da Dengue foi realizado na Praça da Matriz pela Vigilância Ambiental e PESMS

A Vigilância Ambiental e PESMS (Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social) promoveram o “Dia Nacional da Dengue” na Praça da Matriz em 20 de Novembro de 2010. Alertou dos possíveis locais de proliferação do mosquito, mostrou os métodos simples para o combate da dengue em seu bairro e local de trabalho e divulgando que o “Combate da dengue é um dever meu, seu e de todos”.
O evento contou com os acadêmicos voluntários de enfermagem, biomedicina, biologia, bombeiros voluntários e os alunos das escolas Édson Altoé, Brás Lacerda Amigo e Aldy Soares que apresentaram trabalhos sobre várias maneiras do aproveitamento da reciclagem em nossa casa. Conceição do Castelo é um dos poucos municípios do Estado ainda sem infestação do mosquito da dengue, isso é resultado do trabalho da Secretaria de Saúde através da Vigilância Ambiental e da participação da comunidade na conservação dos quintais. A dengue é causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito AEDES EAGYPTI. É menor que um pernilongo comum e normalmente pica durante o dia, não faz zumbido e gosta de ficar dentro de casa.
E importante que você continue fazendo a sua parte e fique atento aos lugares que podem acumular água parada: lixo, potes descartáveis, caixa d´agua aberta, pneus, pratos de vaso de plantas com água, latas, garrafas, vasilhas de água para animais, mato alto e outros depósitos com água nas casas e quintais.
Os agentes de saúde têm um papel importante no combate à dengue, pois eles foram treinados para identificar e erradicar os focos do mosquito. Se um deles for até sua casa, deixe-o entrar e procurar os locais com água parada. Se for necessário usar o fumacê, o agente o fará de forma que não cause riscos a você ou a sua família. A dengue é uma doença grave, que pode atingir qualquer pessoa. Mas, com cuidados simples, podemos evitá-los e preservar a saúde de nossa família. Pois muitas coisas já foram faladas sobre a dengue. Agora é hora de agir, acabando com os possíveis locais de proliferação e assim fazendo sua parte contra a dengue. Procure logo um serviço de saúde em caso dos seguintes sintomas: febre com dor de cabeça, dor e manchas vermelhas no corpo. Em caso de suspeita não tome remédio sem consulta médica.

Por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 - 1101

Data de Publicação: quarta-feira, 24 de novembro de 2010