Secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer Marciel Martinusso participou de reunião com o Ex – Ministro da Cultura Gilberto Gil em Vitória

A reunião aconteceu no Palácio do Teatro Carlos Gomes em Vitória no dia 23/11/2010 das 18:00 hs às 22:00 hs, onde estavam presentes o Ex- Ministro da Cultura Gilberto Gil e a Secretária de Cultura do Estado do Espírito Santo Dayse Maria Oslegher Lemos. O Secretário Marciel Martinusso participou de reunião juntamente com o músico Edmar Nalli. A proposta da reunião foi criar laços para planos futuros com a musica capixaba, explorando o que tem de melhor e preservando esta cultura tão positiva que é a musica brasileira.
A música é uma das mais antigas e valiosas formas de expressão da humanidade e está sempre presente na vida das pessoas. Antes de Cristo, na Índia, China, Egito e Grécia já existiam uma rica tradição musical. Na Antiguidade, filósofos gregos consideravam a música como “uma dádiva divina para o homem”. Segundo historiadores, o fazer musical de uma forma ou de outra, sempre esteve presente nas sociedades, desde as mais primitivas até as atuais. Sem dúvida, o nível de complexidade musical se alterou com o passar do tempo, mas não perdeu a sua característica de reunir pessoas. Hoje se percebe que a música tem a capacidade de aglutinar crianças, jovens e adultos, para cantar, tocar um instrumento, ou ambas. Verifica-se que os jovens se identificam por um mesmo gênero musical, o que lhes dá e reforça a sensação de pertencerem a um grupo, de possuírem um mesmo conhecimento. Assim, podemos afirmar que a vivência musical faz parte do dia-a-dia do ser humano e é muito salutar para o desenvolvimento de trabalhos grupais e que a aprendizagem musical abre portas para outras informações. A iniciativa é abrir portas para novos talentos que rodeiam o Estado do Espírito Santo, e através de projetos, promover ao aprendizado formação, em virtude da falta de oportunidades, da discriminação e de outros fatores.

Por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 - 1101

Data de Publicação: quarta-feira, 24 de novembro de 2010