PROJETO “EDUCANDO PARA O TRÂNSITO” TEM INÍCIO COM PALESTRA NA UMEF ELISA PAIVA

Os alunos do ensino fundamental da UMEF Elisa Paiva participaram da palestra “Transito Seguro – Compromisso e Cidadania para Adolescentes” dando início ao Projeto “Educando para o Trânsito” idealizado pela Universitária de Serviço Social Luciene Bonizioli Tessinari Pravato em parceria com a UMEF Elisa Paiva, Secretaria de Educação e DETRAN/ES. A palestra foi ministrada pela Psicóloga Maria Elenice Nicchio e a sua Secretária Dayane Dias Gonçalves no dia 18 e 19 de Novembro de 2010, com o objetivo de levar a conscientização e esclarecimento com relação aos direitos e deveres dos cidadãos e a preservação da vida no trânsito. Atualmente o levantamento de informações sobre a educação para o trânsito, faz-se necessário preparar o cidadão nas escolas da rede pública Estadual e Municipal, na capital e no interior, dando prioridade total a Educação para o Trânsito desde as séries iniciais, para que ele possa participar, de forma responsável, interagindo e contribuindo como sujeito ativo no processo de formação, e na busca de ser responsável pelas próprias atitudes.
Os acidentes de trânsito são graves e como conseqüência ficam as seqüelas tanto emocionais como físicas. Por isso a importância desse compromisso, para que a educação para o trânsito faça parte do calendário escolar. Essa sensibilização deve começar pelas crianças e adolescentes, os futuros condutores de veículos, para que se tornem motoristas responsáveis consigo próprios, com o próximo e toda a sociedade. O PROJETO “EDUCANDO PARA O TRÂNSITO” tem como objetivo dar subsídios sobre noções de trânsito, ao trabalho do professor nas escolas estaduais e municipais, no sentido de contribuir, sobretudo para diminuir os efeitos e as causas dos acidentes de trânsito, especialmente no que se refere aos casos com crianças, adolescentes e jovens. Este projeto constitui-se num valioso instrumento na luta pela conscientização e esclarecimento com relação aos direitos e deveres dos cidadãos e a preservação da vida no trânsito. Cabendo portanto, a escola, informar através da transversalidade e interdisciplinaridade o tema em foco de maneira que sejam apresentados os textos, ilustrando e ressaltando os pontos teóricos, em uma linguagem mais compreensível e próxima a realidade, dos usuários.
Os conceitos básicos, citados pela psicóloga Maria Elenice Nicchio, têm por objetivo o enriquecimento do repertório vocabular do aluno no que se refere à linguagem do trânsito que vai ajudá-lo na compreensão dos textos formais da legislação pertinente, tanto na apresentação e discussão em classe quanto na comunicação fora da escola e na aplicação desses conhecimentos no dia a dia. “É educando as crianças que poderemos formar cidadãos conscientes, pois nessa etapa da vida as crianças apresentam condições de construir conhecimentos sobre o tema, além de serem multiplicadores nas suas casas e comunidade. É uma semente que lançamos almejando colher melhores frutos no futuro”, citou a idealizadora do Projeto e Universitária de Serviço Social Luciene Bonizioli Tessinari Pravato.

Por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 - 1101

Data de Publicação: terça-feira, 30 de novembro de 2010