Bombeiros Voluntários do município é referência no I Seminário Estadual de Emergências e desastres por iniciativas bem sucedidas

No dia 25 de fevereiro de 2011, o CRP - 16 realizou o I Seminário Estadual de Emergências e Desastres: experiências latino-americanas de enfrentamento à questão, no auditório da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), em Vitória. A Psicóloga Andrea Nascimento apontou que mesmo sem apoio do governo, é possível encontrar no Estado iniciativas bem sucedidas de dialogo com a comunidade e de apoio às famílias antes e depois dos desastres. É o caso da Associação de Bombeiros Voluntários de Conceição do Castelo, uma ONG sem fins lucrativos. De acordo com o presidente da entidade, o Investigador da Polícia Bierres Zumak, a associação foi criada com a idéia de prestar serviços básicos de atendimento pré-hospitalar e de combate a incêndios.
Isso até a chegada dos profissionais que estão a 70 km de distância, já que o município é atendido pelo 4º Batalhão de Bombeiros Militares, localizado em Marechal Floriano. “Já houveram duas enchentes no município desde a nossa criação. Fizemos o atendimento de emergências e depois participamos das campanhas de arrecadações”, explica. A segunda enchente, em Dezembro de 2009, foi considerada a pior dos últimos 50 anos, quase um terço da cidade ficou debaixo d’água, e mais de 350 casas foram atingidas. Hoje, a associação conta com 35 pessoas, entre policiais, enfermeiros, assistentes sociais, eletrotécnicos e uma psicóloga. “Percebemos a necessidade do serviço de segurança pública, que não é só ação de polícia e de bombeiro. Segurança pública se faz com saúde educação, trabalho, desenvolvimento e renda”, acrescenta. O tema principal abordado foi a integração entre psicólogos e instituições de resposta a emergências e desastres nos âmbitos privado, municipais e estaduais, como Defesa Civil, Bombeiros Militares, Bombeiros Voluntários, Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social representantes do Poder Legislativo, gestores municipais e estaduais. O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região/ES (CRP-16) em parceria com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e com a Defesa Civil do Espírito Santo. E faz parte do plano de ação para o campo da Psicologia das emergências e desastres, formulado pelos Conselhos de Psicologia após as diversas situações de emergência.
O seminário contou ainda com o apoio da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH). O evento foi parte do plano de ação lançado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), e articulado com os Regionais, para estudar a dimensão das emergências nos municípios atingidos pelas chuvas no final de 2010 e início de 2011.

Postagem por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 - 1101

Data de Publicação: quarta-feira, 30 de março de 2011