CONCEIÇÃO DO CASTELO ESTÁ ENTRE AS DEZ CIDADES SEM REGISTRO DE CASO DE DENGUE NO ES

Mais de 16 mil casos de dengue já foram notificados no Estado desde janeiro de 2011, mas dez cidades não registraram nenhuma ocorrência da doença. Sete delas estão na Região Sul: Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Muniz Freire, Vargem Alta e Brejetuba. As secretarias de Saúde desses municípios afirmam que não há segredo para chegar a esse índice, mas sim cuidado. O que é Dengue? O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. Sitomas O dengue clássico se inicia de maneira súbita e pode ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações. Para a Secretaria de Saúde de Conceição do Castelo, a prevenção é a única arma contra a doença. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Segundo o responsável pela Vigilância Epidemiológica de Conceição do Castelo, Valeriano Faé Silveira, “o município investe na conscientização dos moradores”.

Postagem por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 - 1101

Data de Publicação: quinta-feira, 07 de abril de 2011