BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS PARTICIPAM DE TREINAMENTO DE AVALIAÇÃO DE RISCO ESTRUTURAL

Os Bombeiros Voluntários de Conceição do Castelo participaram nesta quinta-feira, dia 26/05/2011, de um curso ministrado pela Defesa Civil Estadual sobre Noções Básicas de Avaliação de Risco Estrutural. O curso aconteceu no 4º Batalhão de Bombeiros Militares, em Marechal Floriano, tendo como instrutor o Engenheiro Civil Roney Gomes Nascimento que é Sub-Coordenador de Operações da Defesa Civil Estadual. Participaram desse treinamento 14 (quatorze) Bombeiros Voluntários de Conceição do Castelo, 03 três Bombeiros Militar-ES, além de integrantes das coordenadorias Municipais de Defesa Civil de Vila Velha, Ibatiba, Domingos Martins, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Afonso Claudio, Marechal Floriano, Fundão, Rio Novo do Sul, Venda Nova do Imigrante, Jerônimo Monteiro, Piúma e Iúna.
Foram ministrados conhecimentos básicos acerca de percepção de risco envolvendo produtos perigosos, deslizamentos, tempestades fortes ou temporais, descargas atmosféricas, choques elétricos, inspeções em edificações, soterramentos, elementos estruturais e estruturas colapsadas. Os conhecimentos adquiridos servirão para embasar as ações da Defesa Civil Municipal e dos Bombeiros Voluntários quando se depararem com problemas em obras, em edificações, ou em locais de risco, norteando as ações a serem efetivadas bem como o acionamento do suporte estadual, quando se fizer necessário. Tais ações visam preservar a vida e a integridade física das pessoas, que na maioria das vezes não conhecem, ou ignoram os riscos a que estão submetidos em obras ou em edificações com problemas estruturais tais como rachaduras, infiltrações, descascamentos de reboco ou concreto, por exemplo. Esses comprometimentos, além da estética da edificação, comprometem o bem estar das pessoas, tornando o ambiente, por vezes, insalubres, algumas vezes comprometendo a segurança dos ocupantes e/ou usuários daquele espaço e até mesmo dos vizinhos dessas construções.
Participaram do treinamento os Bombeiros Voluntários Ademilson, Bierres, Bruno, Franciele, Lídia, Luana, Luciene, Marciel, Renan, Robson, Rocélio, Rudson, Valdemir e Wellinton.

Postagem por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9924 - 2159

Data de Publicação: segunda-feira, 30 de maio de 2011