Governador inaugura obras em Conceição do Castelo

No último sábado (04) o governador Renato Casagrande esteve em Conceição do Castelo para inauguração do asfaltamento do trecho que liga as comunidades Santa Luzia e Taquarussu, realizado através do Programa Caminhos do Campo, e a obra de ampliação e melhoria dos sistemas de abastecimento de água nas comunidades rurais de Alto Mata Fria e Indaiá. O governador também esteve presente na cerimônia de inauguração das novas instalações do prédio sede da Prefeitura Municipal, recentemente ampliado e reformado, visitou os estandes da Feira Regional das Montanhas capixabas e fez a entrega simbólica dos veículos novos adquiridos em parceria com o governo estadual. Os investimentos realizados em Conceição do Castelo foram muitos, apenas no trecho asfaltado pelo Programa Caminhos do Campo, da Secretaria da Agricultura, o investimento foi de R$ 2,12 milhões para a pavimentação de 4,18 quilômetros, enquanto o abastecimento de água tratada beneficiou 1.300 habitantes, com o investimento total no valor de cerca de R$ 540 mil, que faz parte do Programa Pró-Rural da Cesan, desenvolvido para fornecer água tratada a pequenas comunidades rurais. Participaram do evento o prefeito municipal Odael Spadeto, a vice-presidente da Câmara Federal deputada Rose de Freitas, o secretário da Agricultura Enio Bergoli, o diretor de Operação do Interior da Cesan Carlos Fernando Martinelli, dentre outras autoridades municipais, moradores e prefeitos da Região. Caminhos do Campo A pavimentação do trecho “Santa Luzia x Taquarussu” atende diretamente três comunidades da região e facilita o transporte de produtos locais como a tangerina Ponkan, café, frango e gado. O secretário da Agricultura, Enio Bergoli, destacou a atuação do Governo do Estado para levar desenvolvimento a todas as regiões do Espírito Santo. “Inauguramos hoje o 12º trecho do ‘Caminhos do Campo’ desde o início deste Governo”, afirmou. “Para o município de Conceição do Castelo, será iniciado o projeto para pavimentar um novo trecho que liga Angá a São José de Bela Vista, com cinco quilômetros de extensão”, anunciou. O produtor rural José Valentin Dalbém disse que a chegada do asfalto foi a melhor coisa que aconteceu na região nos últimos anos. “Enfrentávamos muita dificuldade para transportar os nossos produtos porque a estrada era muito esburacada e, quando chovia, dava muito barro e só os carros tracionados conseguiam passar”, contou. “Agora ficou uma maravilha e nossas terras estão também mais valorizadas”, considerou. Segundo o secretário municipal de Agricultura, José Leonardo Zanão, o trecho acabou com as dificuldades do tráfego. “Podemos vender os produtos a qualquer hora, sem contratempos. Isso facilitou a entrada do comprador de tangerina, por exemplo, que tiveram acesso aos produtores e aos produtos. O serviço foi muito bem realizado pelo Governo do Estado e os moradores daqui estão muito satisfeitos”, destacou Zanão.
Água tratada Os projetos foram desenvolvidos para acompanhar o crescimento populacional das localidades nos próximos 20 anos. A construção foi feita no modelo Pró-Rural, da Cesan, onde a empresa implanta a infraestrutura e oferece treinamento. Os moradores operam o sistema em regime de autogestão junto com a Prefeitura. Em Alto Mata Fria, foram aplicados R$ 189,6 mil para manter a captação de água existente e complementar a vazão com implantação de uma barragem, em córrego próximo à Estação de Tratamento de Água. Foram construídos 60 metros de adutora e implantados 4,5 quilômetros de redes de distribuição de água. Foi implantado um reservatório em fibra de vidro, com capacidade para 20 mil litros e disponibilizadas 50 ligações de água. Em Indaiá, foram aplicados R$ 350,2 mil na implantação de nova captação superficial no afluente do Córrego Água Limpa. Ainda foi feita reforma dos equipamentos do sistema e um novo reservatório de lavagem de filtro com capacidade de 10 mil litros de água. Também foram instalados dois reservatórios em fibra de vidro com capacidade de 20 mil litros cada. Foram implantadas duas elevatórias (bombas) de água tratada e 900 metros de redes. Um total de 120 hidrômetros também foram instalados.
*Com informações do site do Governo do Estado do Espírito Santo

Assessoria de Comunicação Jornalista Edimara Garbelotto Email: comunicacaopmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9924 – 2159 Posta

Data de Publicação: segunda-feira, 06 de agosto de 2012