Melhores cafés de Conceição do Castelo serão premiados nesta sexta-feira (23) em cerimônia

O 4º Concurso de Qualidade do Café Arábica e Conilon de Conceição do Castelo já tem seus vencedores. Eles serão revelados e premiados na próxima sexta-feira (23), na cerimônia que será realizada no Ginásio de Esportes do município. O Concurso de Qualidade do Café de Conceição do Castelo chega a seu quarto ano de realização e contou com amostras de 40 produtores inscritos, no total. Os três primeiros colocados das duas categorias, arábica e conilon, receberão seus prêmios na solenidade de sexta-feira. A atividade é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura Municipal. A cafeicultura é a principal atividade econômica do município que está entre os dez maiores produtores de café com boa qualidade do Estado. Para o chefe do escritório local do Incaper, Adilar Viana, isso é reflexo das ações de assistência técnica e extensão rural desenvolvidas pelo Instituto em parceria com a prefeitura, e o concurso é uma dessas ações. “O nosso objetivo ao promover o concurso é fazer com que o produtor se atente para a melhora da qualidade do café que pode agregar valor à produção”, disse Adilar. O concurso teve duas etapas classificatórias. A primeira foi realizada no último dia 7 de novembro, em que foram selecionadas as dez melhores amostras de cada categoria. Na segunda etapa, no dia 14, os responsáveis foram até as propriedades dos produtores classificadas para conferir e recolher novas amostras para degustação e classificação final. Os encarregados de julgar a qualidade do café do concurso foram quatro degustadores profissionais: Rondinele Sartori (Prefeitura Municipal de Castelo), Edevaldo Correia Costa Longa (Pronova), Erivelton de Oliveira (Copeavi) e Vanildo Págio. Para os três primeiros colocados da competição, além da garantia de compra do café premiado com valor elevado, eles também receberão prêmio em dinheiro. As quantias serão de R$ 3.000, R$ 2.000 e R$ 1.500, para o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Mas não é só quem vence que sai premiado. O concurso atrai muitos compradores interessados no café de qualidade que é produzido no município e proporciona a oportunidade de fechar bons negócios. A cerimônia de premiação está marcada para começar às 18 horas e espera-se cerca de 400 pessoas para o evento, entre os produtores e seus convidados, técnicos e autoridades. Além de divulgar os vencedores, haverá sorteio de brindes doados por parceiros do concurso, e os sorteados podem faturar até máquinas para auxiliar na lavoura.

Assessoria de Comunicação Jornalista Edimara Garbelotto Email: comunicacaopmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9924 – 2159

Data de Publicação: sexta-feira, 23 de novembro de 2012