Educação recebe 05 novos ônibus do Programa “Caminho da Escola”

O Município de Conceição do Castelo recebeu ontem, dia 06 de dezembro, dois micro-ônibus dos cinco novos ônibus anunciado pelo prefeito Odael Spadeto no segundo semestre de 2012 para auxiliar o transporte escolar. Com estas aquisições o município termina o ano de 2012 com uma frota de (08) oito ônibus adquirido por meio do Programa Federal “Caminho da Escola”. Segundo Prefeito Doca, “até o dia 15 de dezembro o município estará recebendo mais (03) três novos ônibus, que assim como esse (02) dois adaptado para cadeirantes, que chegou no início desta semana. São frutos de uma emenda apresentada no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e parceria com o governo federal através do Plano de Ações Articuladas (PAR)”. O Prefeito Doca destaca, “a satisfação e a importância do ônibus para a educação do município, que vai oferecer serviços de melhor qualidade, garantido mais segurança e conforto aos estudantes, acreditando que um dos bens mais precioso que vai deixar aos estudantes conceiçoenses uma educação de qualidade, e transporte escolar seguro e adequado faz parte desta conquista”. O ônibus escolar com comprimento total máximo de 11.000 mm tem capacidade de carga útil líquida de no mínimo 4.000kg, e podendo ser equipado com plataforma elevatória veicular. Fabricante: MAN LATIN AMERICA INDÚSTRIA E COMERCIO DE VEICULOS LTDA. E o Valor Unitário R$ 226.840,00. Os novos ônibus têm capacidade para 32 adultos sentados ou 48 crianças sentadas, possuindo três cintos de segurança por banco. Ainda é dotado de cadeira de rodas e local apropriado para cadeirante, bem como cintos de segurança para as crianças com deficiência. Os ônibus atualmente em atividade são remanejados para suprir o ensino da rede pública municipal. Para receber recursos do programa Caminho da Escola, o município deve fazer parte do Território da Cidadania. As obrigações do executivo municipal incluem a manutenção das condições de habilitação junto ao governo federal durante os 12 meses da vigência do contrato, responsabilizar-se pelo uso e fornecimento do veículo e executar todos os serviços envolvendo os novos ônibus com mão-de-obra qualificada. Os novos veículos são abastecidos exclusivamente com diesel menos poluente, de baixo impacto para o meio ambiente. O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições. “Ao todo, foram 09 ônibus adquiridos para auxiliarem no transporte escolar que, ao longo dos 04 anos de mandanto do Prefeito Odael Spadeto, teve de ser estendido em virtude do numero de alunos que aumentou significativamente. “Apesar de termos várias escolas rurais, precisamos trazer muitos alunos para estudarem na sede do município”, disse Secretaria de Educação Luzian Belisário dos Santos.

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9924 – 215

Data de Publicação: sexta-feira, 07 de dezembro de 2012