PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES - Link para página inicial

Projeto mobiliza pais, órgãos públicos, comerciantes e toda a comunidade escolar da EMEF Professor Edson Altoé em Conceição do Castelo.

Projeto mobiliza pais, órgãos públicos, comerciantes e toda a comunidade escolar da EMEF Professor Edson Altoé em Conceição do Castelo.

“A RECUPERAÇÃO DO SOLO COMO ‘ESCADA’ PARA O MEIO AMBIENTE”.

Alunos na passeata de entrega dos folders do Projeto na praça de Conceição do Castelo

O projeto em evidência, atrelado ao Programa AGRINHO de responsabilidade social do Senar/FAES/ES, está sendo desenvolvido na escola EMEF Professor Edson Altoé, pela turma do 3º E, com a professora Renata da Silva dos Santos Uliana. Várias ações já foram desenvolvidas e muitas ainda estão por vir. A partir do treinamento oferecido pelo SENAR/ES, utilizando a pedagogia da pesquisa como metodologia e eixo norteador, foram pesquisados os subtemas propostos pelo Programa. Após a escolha do subtema, foi votado que a turma iria desenvolver ações voltadas para o subtema “Importância dos Solos”.

Aconteceu uma reunião de pais colhendo ideias de ações. Os alunos estudaram sobre o Programa Agrinho e trabalharam com o caderno de atividades proposto bem como realizaram pesquisas com as famílias sobre o destino do óleo de cozinha usado. Realizaram sobre o assunto diversas leituras.

Foram produzidas faixas e camisas de identificação do projeto para os alunos e funcionários da escola. Visitaram uma empresa de gerenciamento ambiental e uma coleta seletiva. Em duplas, os alunos coordenam o recreio limpo e também fazem locução na rádio da escola nomeada como “Rádio Agrinho” com recitações de poemas. Foram recolhidos resíduos e feita conscientização durante o evento do dia do Estudante. Realizaram panfletagem aos alunos e funcionários de incentivo a destinação correta do óleo de cozinha usado.

Participaram de uma palestra sobre o Meio Ambiente com o Professor Fabiano Caliman no IFES de Venda Nova do Imigrante. Na oportunidade, conheceram o “Projeto Sabão Verde” e participaram de experimentos com o professor Dr. Admildo Costa de Freitas.

Foram ao programa da rádio comunitária 87,9 para falar sobre o projeto que está sendo desenvolvido. Na escola construíram tabelas, gráficos, desenhos e situações problemas. Criaram um pé de lata com reaproveitamento de resíduos.

Plantaram árvores frutíferas no entorno da escola. Ganharam uma fossa biodigestora para a escola que está em fase de implementação. “No momento estamos realizando uma gincana na escola, a turma que mais recolher óleo de cozinha usado para fazermos sabão para a escola, ganhará uma premiação coletiva de uma cesta de chocolate”. Afirma a professora Renata da Silva dos Santos Uliana.

Os alunos fizeram uma visita no Recanto das Palmeiras, do proprietário Eliomar Maretto. Uma área reflorestada, os alunos puderam vivenciar momentos de integração com a natureza e aprendizagem.

Está prevista uma caminhada ecológica até o Jequitibá Rosa juntamente com o grupo Canelas das Montanhas, bem como uma passeata com participação dos personagens do Programa Agrinho para a entrega de sacolas de lixo de automóveis e folders do projeto nas ruas da cidade com os personagens Agrinho.

Será feito uso da tribuna livre na câmara dos vereadores no dia 03 de setembro para apresentar o projeto. Os alunos participarão de uma mostra infantil de cinema ambiental na Reserva Ambiental Águia Branca.

Serão distribuídas 700 canecas e 1000 ímãs conscientizando sobre os cuidados com o solo em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Para financiar o projeto foram construídas diversas parcerias públicas e privadas, inclusive uma parceria com outro projeto do Programa Agrinho no município, da EMEF José Feriani, foram doados 50 litros de óleo de cozinha usado, recolhidos durante a gincana para a escola fazer sabão ecológico.

A integração do projeto em destaque com a comunidade escolar, comercio local, empresas públicas e privadas e com outros projetos evidencia os objetivos do programa Agrinho SENAR/ES, priorizando a educação, transformando a criança em agente de transformação pelos hábitos e atitudes de conscientização da sociedade.

 

Alunos em visita na Associação de Catadores em Venda Nova do Imigrante.

Alunos em visita na Associação de Catadores em Venda Nova do Imigrante.

 

Alunos recolhendo lixo na Cachoeira dos Vargas.

Alunos recolhendo lixo na Cachoeira dos Vargas.

 

Alunos apresentando as ações do Projeto nas salas de aulas.

   Alunos apresentando as ações do Projeto nas salas de aulas.

 

Alunos na área reflorestada Recanto das Palmeiras

Alunos na área reflorestada Recanto das Palmeiras.

 

 

Maria de Luldes Davila Ferreira Virginio

Data de Publicação: quarta-feira, 04 de setembro de 2019

LEIA MAIS...

Padaria Viana é parceira da sustentabilidade “Carbono zero - Plante essa ideia”
4º ANO DA EMEF ANTÔNIO PADOANI DESENVOLVE PROJETO DE CONSERVAÇÃO DA ÁGUA
ACOMPANHE
A PREFEITURA
Receba novidades sobre
assuntos da Prefeitura
  • ouvidoria@conceicaodocastelo.es.gov.br
  • (28) 3547-1427
  • Atendimento ao Público
    De Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 13:00.
  • Endereço
    Av. José Grilo, nº 426 - Centro - CEP: 29370000

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.