PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES - Link para página inicial

4º ANO DA EMEF ANTÔNIO PADOANI DESENVOLVE PROJETO DE CONSERVAÇÃO DA ÁGUA

4º ANO DA EMEF ANTÔNIO PADOANI DESENVOLVE PROJETO DE CONSERVAÇÃO DA ÁGUA

 

 

 

 

O projeto em destaque, faz parte do AGRINHO que é um programa de responsabilidade social da FAES – Federação de Agricultura do Espírito Santo e SENAR – AR/ES Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo, um Programa educativo, que prioriza a criança e adolescente, transformando-a em agente de mudança de hábitos e atitudes para a preservação do Meio Ambiente.

O projeto desenvolvido pela professora Valquíria Bonicenha Destefani, com o título: “Água: Se Souber Usar, Não Vai Faltar”, desperta uma visão ampla, que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação a falta de água.

O projeto, propicia aos alunos diversidade de experiências, com participação ativa para que possam ampliar seus conhecimentos sobre questões relativas ao uso da água no meio rural e urbano, e assumindo de forma autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação, afim de que possam ser protetores de água.

Uma das conclusões evidenciadas pelo estudo é que a agricultura irrigada é a principal responsável pelo consumo de água no setor agrícola, ainda assim é uma técnica eficaz no aumento da produção de alimentos, mas que pode ser utilizada de maneira eficaz com as tecnologias que estão disponíveis na atualidade.

Para incrementar as ações os alunos tiveram uma aula prática com um dos colaboradores do projeto, o proprietário rural Márcio Destefani, para demonstração e implantação de um sistema automático de irrigação de gotejo na horta escolar. O projeto conta ainda como o apoio da diretora, Edilenes Ferreira Lima Garbelotto, professores que atuam na turma e na escola, funcionários da escola, pais e de toda a comunidade escolar.

O sistema de irrigação por gotejamento economiza água, energia elétrica e tempo de trabalho. Com manutenção simples e baixo custo é possível preservar a água e otimizar seu uso. O equipamento é chamado de “Acionador simplificado para irrigação”. Sua função é ligar e desligar automaticamente o sistema em resposta a umidade do solo e não há desperdício de água, só usa o que de fato a planta precisa. Através da tecnologia aplicada de forma simples e eficiente.

“Foi possível mostrar aos alunos a economia proporcionada pelo gotejamento e os alunos entenderam a importância da água, um bem tão valioso”.Afirma a professora Valquíria Bonicenha Destafani.

 

Marcio Destefani dando aula prática sobre gotejamento

 

 

Alunos exercitando na prática o que aprenderam

 

 

Sistema de gotejamento com garrafa PET.

Maria de Luldes Davila Ferreira Virginio - Coordenadora Municipal do Agrinho 2019

Data de Publicação: quarta-feira, 28 de agosto de 2019

LEIA MAIS...

ESCOLA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO CASTELO SE INTEGRA AO PROGRAMA AGRINHO 2019 FAES – SENAR-AR/ES - EDIÇÃO ESPECIAL DE 15 ANOS
EMEF José Feriani mobiliza comunidade escolar e desenvolve várias ações no Programa Agrinho 2019
Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Castelo desenvolve várias ações do Programa Agrinho 2019
ACOMPANHE
A PREFEITURA
Receba novidades sobre
assuntos da Prefeitura
  • ouvidoria@conceicaodocastelo.es.gov.br
  • (28) 3547-1427
  • Atendimento ao Público
    De Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 13:00.
  • Endereço
    Av. José Grilo, nº 426 - Centro - CEP: 29370000

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.